A morte silenciosa das abelhas: a natureza pede socorro
Tornamos pública mais uma grave ocorrência de atentado à natureza verificada em Dezembro de 2014, novamente em um apiário próximo à cidade de Olímpia, interior de SP.
40 colmeias, cerca de 2 milhões de abelhas, exterminadas pelo efeito de agrotóxicos, aplicados sobre culturas da região (provavelmente a cana e/ou o amendoim). O que se vê nas imagens é mais um caso clássico de contaminação – uma das graves (mas não exclusiva) razões para o declínio dos polinizadores.
Para o apicultor restará contabilizar os prejuízos da perda de suas abelhas e de toda a sua produção. Para os produtores na região, que indiretamente se beneficiam dos serviços imprescindíveis de polinização das abelhas para suas culturas, o prejuízo se verificará em prazo maior, sob a forma de menos e piores frutos nas colheitas futuras. E para a Natureza restará mais um grave dano, silencioso, invisível, pois seguramente não terão sido apenas as abelhas deste apicultor, as atingidas. Também as abelhas nativas (sem ferrão), as silvestres e outros polinizadores, que cumprem o papel fundamental de polinizar as matas e florestas da natureza.
Sim, a Natureza está dando seus sinais de fadiga, e temos que nos questionar: está certo isto?
www.semabelhasemalimento.com.br
Vote na petição em Proteção às Abelhas.
Sorry, the comment form is closed at this time.