Abelhas, elefantes e humanos!
O Guia de coexistência Homem-Elefante-Abelha escrito pela pesquisadora Marisa C. Rodrigues e ilustrado por Giselly S. Zancheta, é narrado por dois simpáticos personagens: a Mel e o Kamba! Juntos, os animais mostram ao longo do guia como viver em harmonia com a natureza!
Abaixo segue uma síntese deste trabalho fascinante:
“É curioso mas os elefantes têm medo de abelhas. Em algumas regiões de Angola, existem conflitos homem-animal porque os elefantes destroem lavouras e podem até ser reativos na presença de pessoas. Tudo isso acontece pela busca de alimento e território, que tem sido cada vez mais destruído pela nossa espécie. Para tentar mitigar esse conflito e para protegermos as lavouras dos agricultores rurais, estamos desenvolvendo um projeto onde são usadas colmeias suspensas como cercas para proteger as culturas da travessia dos elefantes. Assim que eles tentam passar, as abelhas ficam agitadas e o som e possíveis ferroadas acabam por afastar os elefantes. Como eles têm uma forte memória, não voltam a esses locais, pelo menos enquanto estiverem colmeias por perto. O Guia de Coexistência Homem-Elefante-Abelha é direcionado para as crianças dessas regiões de conflito e surgiu com o objetivo de levar até elas, ilustrações didáticas e algumas informações do que fazer para diminuir esse conflito. Acreditamos que as crianças são a chave para o futuro e que elas podem ser disseminadoras de conhecimento até para os mais velhos. Esperamos que o Guia lhes dê a esperança e o conhecimento que precisam para que isso aconteça.”
Para acessar o material na íntegra clique aqui.
A autora é de nacionalidade portuguesa, possui graduação em Ciência Animal pela Universidade de Évora, e realizou diversas pesquisas sobre abelhas aqui no Brasil. Atualmente ela é responsável pelo Projeto de Apicultura do Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique e colaboradora do Projeto de Apicultura Sustentável do Okavango Wilderness Project (National Geographic) na Angola. Tem trabalhado principalmente com comunidades de apicultores rurais na região centro de Moçambique e Angola, onde busca seu desenvolvimento sustentável.
Marisa foi a primeira a ter iniciativa para mitigar conflito humano-elefante, ao utilizar colmeias suspensas no Parque Nacional de Gorongosa, norte da Angola. O projeto conta com 400 colmeias espalhadas entre a área de conservação e as comunidades.
A autora marcou presença no II Dia da Abelha, realizado de forma online nos dias 01 e 02 de Outubro e organizado por LAE/USP e ASSAPIRA. O evento completo está disponível no Youtube nos links https://www.youtube.com/watch?v=KBG8lkm5PE8 e https://www.youtube.com/watch?v=4XgLo0BRWaY
Sorry, the comment form is closed at this time.