06
julho
Abelhas são envenenadas por agrotóxico em apiário no interior do RS
Confira esta matéria sobre mais um registro de mortandade massiva de abelhas causada pela utilização de agrotóxico.
O casal de agricultores rurais de Santiago, Antônio Paulo de Vargas e Rosangela Alberti de Vargas, viveu momentos de tristeza neste sábado, 22, ao chegar em um de seus apiários na localidade de Paraíso, no interior do município. Todas as abelhas, distribuídas em 49 caixas, foram envenenadas com algum tipo de agrotóxico que deixou um cheiro forte na propriedade rural adquirida em abril pelo casal. O prejuízo é de aproximadamente R$ 50 mil. Os 49 enxames foram colocados no local há cerca de 15 dias.
Na terça-feira, 18, o casal esteve na propriedade verificando os enxames e constatou que as abelhas estavam trabalhando na produção de mel. Ao retornarem, neste sábado, encontraram todas as abelhas mortas. O cheiro forte de produto químico vinha do interior das caixas das abelhas. Não havia sinais de invasão na propriedade rural.
O casal registrou ocorrência de crime ambiental na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santiago. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Apesar do prejuízo, apicultores vão recomeçar
Antônio e Rosangela definiram como uma “judiaria” o que fizeram e, apesar da tristeza diante da situação, vão recomeçar o trabalho de produção de mel na propriedade. Para isso, porém, terão que realizar a dedetização das caixas de abelhas e a limpeza de toda a área antes de recomeçarem a produção.
Na segunda-feira, Antônio Paulo procurará uma instituição que possa analisar as abelhas a fim de apurar qual a foi o agrotóxico utilizado para matá-las.
Fonte:
Sorry, the comment form is closed at this time.