Literatura de Cordel, por Vanderleia Silva Souza

Literatura de Cordel, por Vanderleia Silva Souza

A Literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia, que hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira exclusiva voltada ao gênero literário.

Escrito frequentemente de forma rimada, originada de relatos orais e depois impressos em folhetos. Se popularizou no Brasil nas regiões Norte e Nordeste, sendo hoje difundida em todo o território nacional. Publicada em pequenas brochuras impressas, o termo “cordel” vem do fato de serem apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis. (fonte)

Além de gênero literário, o cordel era veículo de comunicação e ofício, garantindo a fonte de renda de muitos cordelistas. Popularizado no século XIX, tornou-se uma forma de expressão da cultura brasileira, trazendo contribuições da cultura africana, indígena, europeia e árabe, entoando as tradições orais, a prosa e a poesia. (fonte: https://www.neoenergia.com/pt-br/te-interessa/cultura/Paginas/literatura-de-cordel-historia-curiosidades.aspx). 

Desta vez, vamos apresentar o cordel sobre as abelhas, que foi baseado no projeto “Sem Abelha, Sem Alimento”, da ONG Bee Or Not To Be, da Vanderleia Silva Souza, aluna da Profa. Juliana Biadini, que frequenta o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, e também é integrante do Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido da Universidade Federal do Piauí, Picos-PI.

Ficou a coisa mais linda!

Confira:

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.