O que fazer para salvar as abelhas brasileiras?

O que fazer para salvar as abelhas brasileiras?

No Brasil, existem mais de 350 espécies de abelhas que fazem um importante trabalho de polinização. Elas aumentam a diversidade biológica nas matas, polinizam mais de 65% dos alimentos que consumimos, mas estão desaparecendo. O programa mostra a origem desse problema e como tentar resolvê-lo.
 
Programa Cidades e Soluções – Globo News
Por André Trigueiro

Por Bee or not to be:

Assista ao vídeo da reportagem realizada pelo repórter André Trigueiro no canal Globo News, com uma ampla cobertura e análise sobre o problema do declínio dos polarizadores, sua importância para o polinização e o que podemos fazer para salvar as abelhas. Na matéria, o presidente da ONG Bee or not to be, Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, fala também sobre a iniciativa da associação.

Link:

https://mundosustentavel.com.br/cidades-e-solucoes/o-que-fazer-para-salvar-as-abelhas-brasileiras/

Criação de abelhas nativas

Cultive uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão em seu jardim – um movimento cada vez mais universal, e de ampla recomendação para os amantes da natureza.

O Brasil possui mais de 3.000 espécies de abelhas, sendo boa parte de abelhas nativas sem ferrão. Espécies como a jataí, iraí, jandaia, uruçu ou mandaçaia, entre outras, são abelhas dóceis que podem fazer parte de seu jardim. Mas, como todo animal silvestre, é preciso respeitar sua biologia,  entender suas necessidades e a legislação. Só assim podemos admirar e preservar estes maravilhosos polinizadores.

Portanto, antes de começar sua criação, é preciso buscar informação. Conheça mais sobre estas abelhas, sua criação e meliponários e associações que podem te apoiar no início desta atividade.

Produtos orgânicos

Dê preferência aos produtos orgânicos: são mais saudáveis por não conterem agrotóxicos, e não contaminam o meio ambiente em sua produção.

 

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.