Plantas da flora apícola
A atividade de polinização equivale à fecundação da plantas. Aves, insetos, besouros, borboletas, formigas, morcegos, e mesmo o vento e a chuva, são agentes polinizadores. Mas nenhum o faz com tal maestria como as abelhas.
É certo que por isto, abelhas e flores tem uma relação muito íntima, de grande interdependência. Algumas espécies de plantas dependem de polinizadores específicos, que atingiram o grau máximo de adaptação para cumprirem esta atividade. Um exemplo são as abelhas mamangavas, que são imprescindíveis para a polinização do maracujá: seu tamanho e a forma com que vibram sobre a flor, faz com que os grãos de pólen possam se soltar das anteras (órgão da flor que produz o pólen) e atingir os estigmas ( órgão da flor que recebe os pólens e os encaminha ao ovário através do pistilo).
Interessante dizer que as abelhas visitam as flores não com o objetivo de polinização em si, mas com o objetivo de retirar da flor elementos que compõem seu alimento: o pólen, fonte de proteína; e o néctar, com o qual produz o mel. Ao visitar a planta para fazer isto, involuntariamente transporta o pólen de flor em flor, fecundando-as e garantindo a manutenção da biodiversidade.
No mundo existem mais de 20 mil espécies de abelhas, sendo cerca de 5 mil só no Brasil, país com uma das maiores bio-diversidades do planeta. Por isto, proteger as abelhas é também um ato de proteção à flora, que depende diretamente dos serviços ecossistêmicos da polinização.
Atualmente dois fatores vem produzindo um grave problema à alimentação das abelhas: o desmatamento extensivo, que tanto reduz as áreas de nidificação quanto fontes de alimento às abelhas; quanto o crescimento das áreas de monocultivo agrícola, que reduz consideravelmente o que denomina-se o pasto apícola.
Portanto, plantar flores da flora apícola é tão importante para manter o equilíbrio do meio ambiente, garantindo alimento às abelhas.
No arquivo abaixo, um estudo da ESALQ – Universidade da USP, produziu uma relação bastante completa de plantas visitadas pelas abelhas.
http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PUBLICACAO/Serie%20Produtor%20Rural%20Especial%20-%20Plantas%20Visitadas%20por%20Abelhas%20e%20Polonizacao/Abelhas.pdf
Sorry, the comment form is closed at this time.