Portaria 444 do IBAMA e ICMBio de 17/12/2014

Portaria 444 do IBAMA e ICMBio de 17/12/2014

Portaria 444 ICMBio

A recém editada Portaria 444 de 17 de Dezembro de 2014, produzida pelo IBAMA e o ICMBio e publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, coloca 5 espécies de abelhas (1 solitária e 4 nativas), na relação de espécies em risco de extinção no Brasil.

Em que pese os critérios da formação desta lista, a gravidade do fato reside na interdependência das abelhas com a Natureza, algumas delas sendo únicas na atividade de polinização de determinadas plantas. Ora, se determinada espécie de abelha desaparece, a planta que lhe é dependente, também não mais poderá ter seus frutos fecundados, e nisto causamos um desequilíbrio em cadeia.

As abelhas nativas, em particular, vem sofrendo significativamente com as reduções de seus biomas, o desmatamentos extensivos, as mudanças climáticas e o uso crescente de agrotóxicos.

E uma constatação como esta apenas reforça a importância de iniciativas que divulguem a necessidade de sua proteção e de todo o meio ambiente.

Mas há ainda que se considerar o esforço da atividade dos meliponicultores, que cuidando da criação de suas abelhas cumprem um papel singular na preservação destas espécies. Dar um tratamento que os exclui com parte da solução para a problema do declínio dos polinizadores, é, no mínimo, uma ação de visão parcial sobre a meliponicultura no Brasil.

Conheça no link abaixo os termos completos da portaria:

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/avaliacao-do-risco/PORTARIA_Nº_444_DE_17_DE_DEZEMBRO_DE_2014.pdf

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.