Reinventando a Educação Ambiental
Neste Dia Nacional da Educação Ambiental vamos contar a história de um projeto muito legal que aconteceu lá na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e um de seus desdobramentos.
Em 2017 foi criado na UFPI, campus de Picos, o “Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido (E-CASA)” que constantemente recebia a visita de crianças de diversas escolas locais. Lá eram executados diversos projetos incríveis, incluindo o meliponário, onde as crianças visitantes tinham a chance de aprender um pouco mais sobre as abelhas nativas e conhecê-las de perto.
Desde o ano passado, com o agravamento da pandemia e das restrições sociais, o acesso ao público infelizmente precisou ser provisoriamente cancelado. Diante do desafio de reinventar a educação ambiental, os coordenadores do E-CASA tiveram a brilhante ideia de elaborar um novo projeto que levasse de alguma forma as vivências, até então interrompidas, para perto das crianças da zona rural. A partir disso surgiu o Projeto “Agroecologia na rede: histórias agroecológicas”, onde as coordenadoras Juliana Bendini e Michelli Ferreira juntamente com os integrantes do Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI) encontraram uma forma de manter uma conexão entre essas crianças e o meio ambiente mesmo no contexto de isolamento social.
Durante a execução do projeto, os alunos do GEASPI gravaram áudios e vídeos contando histórias com temáticas ambientais no meio rural, com enfoque na Caatinga. Estas histórias eram enviadas para os professores e professoras das escolas do campo via Whatsapp, que encaminhavam para os alunos.
O projeto atingiu mais de 100 crianças, e uma delas foi a Maria Cecília, que é encantada pelo mundo das abelhas. Foi a Profa. Dra. Juliana Bendini, coordenadora do projeto “Histórias Agroecológicas” foi quem contou um pouquinho sobre a história da Maria Cecília para nós da Bee or not to be: “a Maria Cecília começou a conversar comigo por áudios, sempre muito curiosa sobre as abelhas. Eu comprei o caderno de atividades do Bee e mandei pra ela, agora ela diz pelos quatro cantos lá do povoado dela que ela será famosa e estudiosa das abelhas”.
A professora comprou um Caderno de Atividades para Educação Ambiental da campanha “Sem Abelha Sem alimento” e presenteou a jovem Maria Cecília, moradora do povoado de Vaquejador, que nos enviou fotos e vídeos contando sobre o que aprendeu! Confira no vídeo abaixo.
Veja também a reportagem feita pela filiada da TV globo sobre o projeto clicando aqui.
Para saber um pouco mais sobre o Caderno de Atividades de Educação Ambiental acesse: https://www.semabelhasemalimento.com.br/educacao-ambiental/.
Sorry, the comment form is closed at this time.