O que fazer para salvar as abelhas brasileiras?
No Brasil, existem mais de 350 espécies de abelhas que......
O aplicativo BeeAlert é a primeira plataforma on-line para o registro de desaparecimento ou morte massiva de abelhas em apiários, utilizando o recurso de geolocalização. Apicultores, meliponicultores e a comunidade científica têm a possibilidade de compartilhar casos, contribuindo para dar visibilidade a um sério mas silencioso problema. Assista ao vídeo e descubra como é fácil e rápido registrar suas ocorrências. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo nas lojas da Apple Store ou Google Play. Tudo de forma simples e gratuita. Informe-se também sobre como proceder em casos de contaminação de apiários.
A localização, o número e a intensidade de colmeias afetadas, e as possíveis causas da mortalidade de abelhas no apiário (agrotóxicos, doenças, pragas, etc) são registrados em tempo real no aplicativo. Os dados são sigilosos e serão usados para fins científicos, mas representam grande contribuição ao esforço de proteção às abelhas.
Faça sua parte. Comunicar é proteger!
O aplicativo Bee Alert foi premiado com Medalha de Prata no concurso de Inovação Apícola do XI Congresso Latinoamericano de Apicultura, em Puerto Iguazu, na Argentina, em 2014. No mesmo congresso, o aplicativo foi oficialmente adotado pelos sete países membros da FILAPI e essa iniciativa deu início a uma parceria de colaboração científica entre Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Cuba para buscar soluções para o problema.
No Brasil, existem mais de 350 espécies de abelhas que......
Estado chegou a produzir mais de 120 toneladas de mel......
Cerca de 200 colmeias, com uma população estimada de 12......
A morte de abelhas não é um fenômeno recente: é......